DÚVIDAS FREQUENTES

Água quebra o jejum?

Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado.O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.

A bebida alcoólica altera os resultados dos exames?

Sim, em especial o de triglicérides. Uso de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) na véspera da coleta é suficiente para elevar os seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol ou gama glutamil transferase, em intensidade variável. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.

Fumar antes de fazer exames causa alterações?

Sim, em vários exames como agregação plaquetária, e curva glicêmica. Durante a realização de curva glicêmica o fumo é proibido. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.

Menstruação interfere nos exames?

Em exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como de urina, pode causar. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, conforme orientãção médica.

Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

Atividade física  pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais. Testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.

Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?

Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. O tempo de jejum varia de acordo com o exame, em caso de dúvidas entre em contato com o laboratório.

Por que quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?

Isto chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.

Outra pessoa poderá retirar meus resultados sem comprovante e independente de qual exame tenha feito?

Não. Apenas alguém portando o comprovante pode retirar os resultados. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados pela direção do Laboratório.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias e informações. Cadastre seu nome e-mail.

LABORATÓRIO MÁRCIO JARDIM LTDA

Rua Coronel Tininho, 269, Centro
Bom Despacho / MG - CEP: 35600-000

(37) 3522.1090
labmarciojardim@gmail.com

ACESSE SUA ÁREA

Redes Sociais